segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Efeito Borboleta

Devido ao grande sucesso, o ciclo gratuito Neuro - Ciências, Arte e Filosofia está sendo estendido!

Agora, além do encontro de agosto (Memória e Percepção, Imaginação, Inconsciente e Consciência), você também já pode se inscrever para o novo tema, agendado para setembro: Efeito Borboleta: Aplicações na Vida, que será abordado por Ivan Amaral Guerrini, professor titular do Laboratório de Caos, Fractais e Complexidade do Instituto de Biociências da UNESP de Botucatu.

A palestra acontece dia 19 de setembro, sábado, às 15h, e as inscrições podem ser feitas pelo telefone (11) 3675 8828 e e-mail eventos@eciencia.usp.br.

Confira abaixo o resumo do tema:

Efeito Borboleta: Aplicações na Vida
- 19/09 - 15h
- Auditório "Ernst W. Hamburger" da Estação Ciência (Rua Guaicurus, 1394, Lapa, São Paulo)
- 190 lugares
- Evento gratuito

A Ciência Clássica que aprendemos nos bancos de escola nos ensina a olhar os fenômenos naturais como previsíveis, onde A causa B de forma linear. De forma bem simples, portanto, se eu quiser evitar B, preciso acabar com A. Esse pensamento é tão forte que veio para o nosso modo de viver, fazendo com que pensemos que quase tudo funciona dessa forma na vida. É o jeito interruptor-luz: se você liga o interruptor, a luz se acende; se você desliga, a luz se apaga. No século XX, entretanto, alguns pesquisadores, pensadores e filósofos mostraram que a natureza funciona de uma forma muito mais complexa, ou seja, algo que ocorre é conseqüência de muitos fatores. É como se você precisasse ligar “n” interruptores para acender a luz, alguns quase invisíveis, camuflados. O conjunto de interruptores forma uma rede, o sistema complexo que acende a luz. E quando um dos interruptores é muito pequeno, quase desprezível, é conhecido como “Efeito Borboleta”, mostrando que até o bater das asas de uma borboleta pode causar uma tempestade num lugar distante, ou seja, pode ajudar a acender a luz. Vamos conversar sobre os Efeitos Borboletas presentes em nossa vida.
http://ecienciablog.blogspot.com/2009/07/efeito-borboleta.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário